Anglo American investe na preservação da fauna e da flora
27/10/2025
(Foto: Reprodução) Empresa mantém 22 mil hectares sob conservação
Anglo American/Divulgação
Em cada uma de suas iniciativas, a Anglo American possui uma atuação responsável como mineradora, dentro ou fora das operações do sistema Minas-Rio. O compromisso da empresa com o futuro das comunidades e do meio ambiente se traduz em ações contínuas voltadas à preservação da fauna e da flora.
Com programas de monitoramento, apoio à pesquisa científica e educação ambiental, entre outras medidas, a empresa reforça o compromisso permanente com a sustentabilidade e com o futuro.
O monitoramento da fauna vem sendo executado desde 2010 para alguns grupos, como pequenos mamíferos não-voadores, aves, répteis, peixes e insetos. Desde o início, o trabalho da Anglo American já resultou em 936 espécies registradas - 56 anfíbios, 44 répteis, 52 mamíferos, 346 aves, 429 borboletas e 36 peixes.
Moradora da comunidade e analista ambiental do Sesi, a bióloga Daniele Miranda destaca a importância do acompanhamento e dos avanços e descobertas registrados de lá pra cá.
“Participar desses projetos é uma oportunidade de unir ciência e território. Cada dado que coletamos é um gesto de cuidado, uma forma de dar voz à natureza e garantir que ela continue viva para as próximas gerações”, afirma.
Daniele diz que o trabalho desenvolvido dá voz à natureza
Anglo American/Divulgação
Mais do que conhecer melhor o ambiente, o monitoramento e as pesquisas permitem uma compreensão melhor da fauna local e o desenvolvimento de estratégias mais eficazes de conservação.
Além de acompanhar as mudanças nas populações de animais ao longo do tempo e avaliar a riqueza, abundância e diversidade, é possível identificar impactos e implementar ações de manejo, sobretudo para espécies ameaçadas, raras ou endêmicas.
“Antes do início desses estudos, havia uma lacuna significativa no conhecimento sobre a biodiversidade da nossa região”, complementa Daniele.
22 mil hectares sob conservação
Além do monitoramento da fauna, a Anglo American desenvolve ações contínuas voltadas à conservação da flora. Só na região do Minas-Rio, a companhia mantém cerca de 22 mil hectares sob conservação, resultado de compensações, áreas de reserva legal, Áreas de Preservação Permanente (APPs) e corredores ecológicos implantados voluntariamente.
Os espaços contribuem para a manutenção de serviços ambientais essenciais, como a produção de água em quantidade e qualidade, regulação do clima, melhoria da qualidade do ar, controle de pragas, armazenamento de carbono, polinização e criação de refúgios para a biodiversidade local.
Anglo American cria refúgios para a biodiversidade local
Anglo American/Divulgação
Tudo faz parte de um conjunto de ações que reforçam a atuação sustentável e o compromisso da Anglo American com os territórios onde atua. Como empresa de mineração responsável, a companhia segue a hierarquia da mitigação: prioriza evitar impactos ao meio ambiente, busca minimizar os efeitos quando não é possível evitá-los e, por fim, adota medidas de restauração e compensação.
No caso das regiões vizinhas do Minas-Rio, além do resgate de espécies da flora e da fauna, do monitoramento da vida silvestre e dos estudos ambientais, outras iniciativas refletem a abordagem, como a recuperação de áreas degradadas, manejo de áreas protegidas e ações de conscientização para toda a comunidade.
Para desenvolver ações concretas e metas ambiciosas, a empresa também possui parcerias com instituições comprometidas com a sustentabilidade e biodiversidade, como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Sete Soluções e Tecnologia Ambiental e o Waita - Instituto de Pesquisa e Conservação.
Acesse o site da Anglo American para conhecer mais iniciativas. Com o seu Plano de Mineração Sustentável, a empresa combina inovação inteligente com a máxima consideração pelas pessoas e pelo mundo.
Iniciativas incluem ações de restauração ecológica
Anglo American/Divulgação
Mais exemplos de ações de preservação:
Descoberta científica
A descoberta de uma nova espécie de perereca, fruto de uma parceria com a Universidade Federal de Viçosa e a consultoria Sete Soluções e Tecnologia Ambiental, é um dos resultados do investimento em pesquisa científica. A espécie foi batizada de Aplastodiscus heterophonicus.
Geração de renda
Executado pelo Waita - Instituto de Pesquisa e Conservação, com subsídio do programa de voluntariado Embaixadores do Bem, da Anglo American, o Projeto Voarte une conservação ambiental, geração de renda e empoderamento feminino. A capacitação ensina técnicas de artesanato para a produção de peças inspiradas na fauna local - incluindo o papagaio-de-peito-roxo, espécie símbolo da região.
Anglo American/Divulgação
Educação ambiental
Além de oferecer educação ambiental, iniciativas promovem o turismo e a acessibilidade. De caráter permanente, a Estação Ciência é um dos exemplos. Inaugurada em 2014, com quase oito mil metros quadrados, é um espaço de aprendizado aberto ao público.
Publicações científicas
A Anglo American incentiva e promove a disseminação de desenvolvimento científico por meio de publicações em parceria com consultorias e universidades em todo país. São obras que divulgam a fauna, flora, arqueologia e espeleologia da região em que atua. O mais recente chama-se “Biodiversidade no Espinhaço Meridional: Biomas e Áreas Protegidas”, publicado em 2021.