Conheça a 1ª mulher a tomar posse como presidente do Tribunal de Justiça do ES em 134 anos
12/12/2025
(Foto: Reprodução) Primeira mulher assume posse do judiciário capixaba
A primeira mulher presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) tomou posse nesta quinta-feira (11) e quebrou uma história de 134 anos do órgão marcada por mais de 70 homens ocupando o cargo. Janete Varga Simões é natural de Barra de São Francisco, no Noroeste do estado, vai comandar o judiciário capixaba pelos próximos dois anos.
Ela possui 35 anos de carreira e foi recebida em uma cerimônia aberta ao público no prédio do TJES em Vitória. No discurso, Janete destacou que o combate ao crime organizado e à violência contra a mulher estão na lista de prioridades.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
"O que se celebra aqui não é a trajetória individual de uma magistrada, e sim o amadurecimento democrático de uma instituição que aprendeu a reconhecer a força da pluralidade humana em sua composição", destacou.
Na solenidade, participaram também os chefes do Executivo e do Legislativo do estado, governador Renato Casagrande (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa (Ales), Marcelo Santos, respectivamente.
Janete Vargas Simões assume a presidência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo no lugar de Samuel Meira Brasil Jr.
Carlos Alberto Silva/Rede Gazeta
LEIA TAMBÉM:
DOCES VENCIDOS: Diretora comprou produtos de ambulantes e distribuiu para alunos
MORTOS EM ACIDENTE: Motor do carro foi arrancado com força da batida em Itaúnas
PREJUÍZOS DE R$ 600 MIL: Casal é preso por extorquir vítimas em falsos encontros
A desembargadora construiu uma carreira dedicada à mediação e à conciliação como forma de resolver conflitos.
"Assumo o TJ no momento mais complexo para as instituições públicas, desde a redemocratização. Vivemos um período de profunda complexidade, com aumento da violência e da desigualdade e as tensões cada vez mais presentes no ambiente digital. Temos conquistado muitos avanços com as mulheres em espaços de liderança, mas o caminho ainda é longo", destacou.
Janete Vargas Simões assumiu a presidência no lugar do desembargador Samuel Meira Brasil Jr., que esteve no comando do Judiciário capixaba durante o biênio 2024-2025.
Perfil
Janete Vargas Simões é a primeira mulher em 134 anos de história a assumir a presidência do Tribunal de Justiça do Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
A desembargadora ingressou na magistratura no ano de 1980. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória (FDV), a nova presidente do TJES também é especialista em Psicologia Jurídica, em Direito Penal e Processual Penal, e em Direito Civil e Direito Processual Civil.
Antes de ser promovida por merecimento ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça, em setembro de 2014, foi coordenadora dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do estado por 10 anos e presidente do Fórum Nacional dos Juizados Especiais – Fonaje (2006/2007).
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo