Dois suspeitos são mortos em confronto com a Polícia Militar após soldado ser baleado no ES
20/02/2026
(Foto: Reprodução) Dois suspeitos são mortos em confronto com a PM após soldado ser baleado no ES
Um confronto entre policiais militares e suspeitos de promover um ataque que deixou um soldado da corporação ferido resultou em duas mortes em Campo Belo, Cariacica, na Grande Vitória, na noite desta quinta-feira (19). Os suspeitos mortos tinham 17 e 27 anos.
Os homens envolvidos eram investigados por balear um militar durante uma tentativa de abordagem no bairro Campina Grande, na mesma cidade, na madrugada de quarta-feira (18), e por outros homicídios na região.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Segundo a Polícia Militar, a ação realizada em resposta aos ataques foi baseada “em levantamentos de inteligência e diligências ininterruptas” que localizaram os suspeitos na cidade de Viana, em Morada de Vila Betânia.
Viatura da Polícia Militar no Espírito Santo com giroflex ligado à noite
Wilson Rodrigues/Arquivo
Durante a tentativa de abordagem aos suspeitos, os militares observaram que havia um veículo de fuga prestando apoio a eles. A perseguição foi até Cariacica, cidade vizinha, onde os homens no veículo teriam disparado contra a viatura.
LEIA TAMBÉM:
'NÃO TENHO PAZ': Atropelada pelo ex ao sair de bloco de Carnaval diz que sofre violência física e psicológica há anos
EM VITÓRIA: Homem furta carro para curtir praia na Ilha do Frade e acaba preso
ATAQUE A TIROS: Homens armados usam van roubada, atiram no meio da rua e matam adolescente em Vila Velha
A corporação disse que o confronto foi motivado pela “injusta agressão”, que resultou em “revide proporcional por parte dos militares”. Segundo moradores da região, foram aproximadamente cinco minutos de troca de tiros.
Ao todo, quatro homens foram interceptados. Dois morreram no local, um fora do automóvel e outro no banco de trás; um foi baleado e socorrido sob escolta policial; e um quarto suspeito, identificado como Cirineu Schmidt Filho, foi detido e encaminhado à delegacia.
Também foram apreendidas três armas, que serão encaminhadas para o Departamento de Balística Forense, da Polícia Científica (PCIES) juntamente com munições e carregadores.
Cirineu Schmidt Filho foi detido e encaminhado à delegacia após confronto com a PM, em Viana, no Espírito Santo.
Divulgação/Polícia Civil do ES
Segundo as investigações, os envolvidos integram a facção Primeiro Comando de Vitória (PCV). Eles são suspeitos de participar de ataques registrados na região do bairro Santo André, em Cariacica, que deixaram duas pessoas mortas e seis feridas na última semana.
Conforme nota da PM, as investigações continuam e “ataques contra agentes de segurança pública não ficarão impunes”.
“A Corporação seguirá atuando com firmeza, responsabilidade e dentro dos limites legais para preservar a ordem pública e garantir a segurança da sociedade capixaba.”
Segundo a Polícia Civil, o caso foi entregue à Delegacia Regional de Cariacica e ainda está em andamento. Somente após a finalização das oitivas, a corporação disponibilizará mais informações sobre os procedimentos adotados pelo delegado da Central de Teleflagrante.
Comandante da PM fala sobre mortes em Cariacica
Ataque deixou soldado ferido
O ataque ao qual a ação da PM desta quinta-feira respondeu foi registrado em Campina Grande, Cariacica, na madrugada de quarta-feira, quando uma equipe mantinha operação de Ponto Base no local.
Militares teriam tentado realizar uma abordagem a dois suspeitos em uma motocicleta, mas, após uma manobra, o passageiro teria começado a atirar.
Durante o confronto, um soldado foi baleado na coxa. Os criminosos, então, abandonaram o veículo e fugiram a pé.
Em nota, a PM informou que o militar ferido recebeu atendimento médico imediato e segue em recuperação.
O caso é investigado pelo Serviço de Investigações Especiais (SIE), vinculado ao Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP) da Polícia Civil.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo