Forças de segurança de todo o Brasil treinam no ES para escolta de autoridades na COP 30, no Pará
23/10/2025
(Foto: Reprodução) Forças de segurança se preparam para a COP30
Forças de segurança se prepararam no Espírito Santo para a COP 30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas), que será realizada em Belém, no Pará, em novembro. Policiais Rodoviários Federais (PRF) de todo o Brasil participaram, na Grande Vitória, do Curso Nacional de Batedores de Autoridades.
O objetivo foi capacitar os agentes que atuarão na escolta de chefes de Estado e delegações de mais de 190 países durante a conferência.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Para o curso, as ruas da Região Metropolitana de Vitória foram usadas como "sala de aula para policiais rodoviários federais de todo o país". O treinamento abrangeu técnicas de escolta, sinalização e emergências.
A escolha do local foi estratégica: "A infraestrutura do estado permite, por ser uma região pequena e que é dotada de uma boa infraestrutura", explicou o superintendente executivo da PRF-ES, Jocenir Nunes.
Os PRFs que participaram do curso vão repassar o conhecimento adquirido aos colegas.
LEIA TAMBÉM:
CHACINA: Suspeito de envolvimento no assassinato de família é preso no Norte do ES
VERSÕES DIVERGEM: Justiça ouve PMs acusados de jogar adolescente da Segunda Ponte no ES
INCENDIÁRIO: Suspeito de série de incêndios criminosos no ES e na BA é preso após investigação conjunta
Missão na COP 30
Forças de segurança se preparam no ES para COP 30 no Pará.
Reprodução/TV Globo
A missão principal dos batedores na COP 30, em novembro, será garantir a segurança das comitivas internacionais, em um reforçado esquema de segurança.
"E ele [o policial] precisa garantir essa livre passagem, trazendo segurança para o comboio e também para os demais usuários da via", detalhou o instrutor do curso, PRF Emerson Luiz de Jesus.
O curso envolveu diversas áreas da própria PRF, e a definição das rotas e estratégias de policiamento para a COP 30. Os policiais vão atuar em conjunto com outras forças de segurança.
Destaque feminino
Lizzei Ferreira é PRF e uma das únicas mulheres batedoras de autoridades do Brasil.
Reprodução/TV Globo
O curso contou com a instrutora Lizzei Ferreira, uma das duas únicas mulheres a desempenhar a função no motopoliciamento da PRF em todo o território nacional.
Ela afirmou que sua atuação inspira outras colegas: "Tem colegas, né, mulheres que vêm conversar comigo, né, incentivadas pela atuação da gente na nossa regional, e elas vêm pedir dicas, ver, pedir, né, auxílio para conseguir treinar melhor e entrar no mundo do motociclismo na PRF", contou.
ES foi escolhido para receber PRFs de todo o país em curso para batedores de autoridades.
Reprodução/TV Globo
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo