Jovem vítima de fake news tem foto usada em falsa lista de procurados pela polícia do ES
27/07/2024
Marques Nascimento, de 24 anos, registrou boletim de ocorrência e tem medo de sair na rua. Segundo a Polícia Civil, ele não figura na lista dos criminosos procurados no estado. Foto de homem foi parar em lista falsa de bandidos procurados pela polícia no ES
O auxiliar de balança Marques Nascimento, de 24 anos, virou vítima de uma fake news que mudou a vida dele. Uma foto do jovem, que mora em Vila Velha, na Grande Vitória, começou a circular pelas redes sociais nos últimos dias como se ele fosse procurado pela polícia. A imagem, no entanto, é uma montagem, e a própria corporação confirmou que Marques não figura na lista oficial de procurados da Secretaria de Segurança Pública do estado (Sesp-ES).
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
"Estão me acusando de estupro e Lei Maria da Penha. Que agredi alguém. Mas é mentira. [...] Não sei por que fizeram essa maldade, esse crime. A gente [ele e a família] está com medo de andar na rua. Não posso sair, alguém sempre tem que estar me buscando e me levando para casa, e da casa para o serviço", contou o jovem.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Após fazer um boletim de ocorrência, Marques gravou um vídeo na porta da delegacia para desmentir a notícia (assista no início da reportagem).
"É mentira, entendeu? Já fiz um boletim [de ocorrência]" , diz em vídeo.
Foto de homem foi parar em lista falsa de bandidos procurados pela polícia no ES
Reprodução
O auxiliar de balança desabafou ainda que tem medo de ser linchado e agredido por pessoas na rua.
"Eu quero que isso acabe, né? Para poder ter a minha rotina de volta. Viver em paz. Sou um pai de família, quero pegar minha filha. Mas não posso agora, por medo de andar na rua com ela e alguém querer fazer alguma coisa", afirmou o auxiliar.
LEIA TAMBÉM:
Suspeitos de matar mãe e filho em varanda de casa são presos no ES; veja VÍDEO
Câmera registra momento em que mulher é baleada no rosto em bar no ES; homem também foi morto a tiros
Corretor de imóveis é morto por falsos clientes em emboscada em Guarapari
Os perigos de uma notícia falsa
Superintendente da Polícia Regional Metropolitana (SPRM), o delegado Ícaro Ruginski destacou que, além de criar, compartilhar fake news é crime e coloca a vida da vítima em perigo.
"Diversas consequências negativas podem acontecer na vida de uma vítima de fake news. Por isso pedimos para que as pessoas tenham responsabilidade. As pessoas podem sofrer agressões físicas e ter a vida em risco", explicou.
O auxiliar de balança Marques Nascimento, de 24 anos, virou alvo de uma fake news em Vila Velha, Espírito Santo
Samy Ferreira
O delegado também citou alguns dos crimes pelos quais pessoas que espalham mentiras – como a sofrida por Marques – podem responder.
"O compartilhamento de informações falsas pode dar ensejo a uma investigação criminal, por crime contra a honra. Tanto a pessoa que faz essa informação e divulga, quanto aquelas que compartilhando sabendo se tratar de informação falsa, pode responder por crime de calúnia, injúria ou difamação", detalhou o delegado.
Outros casos parecidos
O caso de Marques não é isolado no Espírito Santo. Em junho de 2021, Miguel Inácio Santos Filho, de 49 anos, foi morto a pedradas no bairro Costa Dourada, na Serra, Grande Vitória. Segundo a Polícia Civil, ele foi vítima de uma mentira inventada por mãe e filha, que foram presas meses depois. As duas espalharam um boato de que ele teria abusado de crianças na região.
Miguel Inácio foi morto a pedradas na Serra, Espírito Santo, em junho de 2021
Reprodução/TV Gazeta
No mesmo ano, no bairro Central Carapina, também na Serra, um homem de 74 anos foi morto a paulada depois que uma mulher, com quem se relacionou por um mês, inventou que ele estuprou as duas filhas dela. Na época, a suspeita e mais três homens foram presos.
Quem receber informações falsas pode denunciar pelo Disque-Denúncia, por meio do telefone 181 ou site. Se preferir, também pode ir direto a uma delegacia.
cOM
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo