Motorista de ônibus com estudantes se envolve em acidente e é flagrado no bafômetro em Vitória
02/07/2025
(Foto: Reprodução) Ônibus seguia para Conceição do Castelo, na Região Serrana do Espírito Santo, após visita pedagógica na capital, e transportava 24 alunos do ensino médio e três professores. Ninguém ficou ferido. Motorista de ônibus com estudantes se envolve em acidente e é flagrado no bafômetro em Vitória, Espírito Santo.
GMV
Um motorista de ônibus de 43 anos foi flagrado dirigindo sob efeito de álcool após se envolver em um acidente no Centro de Vitória, na noite desta terça-feira (1°). O veículo transportava 27 passageiros, entre eles 24 estudantes do ensino médio e três professores, segundo a Guarda Municipal. Já a Secretaria de Educação do Estado (Sedu) disse que o ônibus não tinha passageiros no momento.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Ainda segundo a Guarda Municipal de Vitória, o ônibus seguia para o município de Conceição do Castelo, na Região Serrana do Espírito Santo, após uma visita pedagógica na capital. A cidade fica a cerca de 120 km de distância. Ninguém ficou ferido no acidente.
Ao passar pela Avenida Princesa Isabel, uma das principais da cidade, o coletivo bateu na lateral de um carro de passeio. Os agentes de trânsito foram acionados e realizaram o teste do bafômetro nos dois motoristas.
O teste do condutor do ônibus apontou 0,22 miligramas de álcool por litro de ar expelido, configurando infração administrativa. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o limite para caracterizar crime de trânsito é de 0,34 mg/L.
"O índice configura infração gravíssima, com multa e medidas cabíveis, mas não é considerado crime, não o enquadra como crime, que só ocorre a partir de 0,34 mg/L", detalhou o guarda municipal Medeiros, da Equipe Setorial da Guarda de Vitória.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: caminhonete invade recepção de clínica e proprietário fica ferido no ES
Adolescente de bicicleta morre atropelado por ônibus do Transcol em Vila Velha
Diante da infração, o motorista foi impedido de continuar a viagem. Um novo condutor, habilitado e com teste etílico negativo, assumiu a direção do veículo.
"O controle do trânsito vai além da fluidez. É também zelar pela segurança de quem trafega. A presença da equipe no momento certo evitou o que poderia se transformar em uma tragédia na estrada", afirmou o gerente de Trânsito da Guarda de Vitória, Marcelo Paraguassu.
Procurada, a Secretaria da Educação do Estado (Sedu) informou que a unidade escolar contratou o serviço de transporte por meio de uma empresa que já prestava atendimento à instituição, sem especificar o veículo ou o condutor envolvido.
Mas, em nota, a assessoria disse que, no momento do acidente, o ônibus estava a caminho para buscar os estudantes e que, portanto, não havia alunos nem professores a bordo.
A Sedu esclareceu também que foi a primeira vez que o motorista envolvido no acidente foi escalado pela empresa para atender à unidade escolar. A direção da escola está em diálogo com a empresa contratada para que sejam adotadas as providências cabíveis em relação à conduta do motorista.
'Coiotes' são detidos por ajudar motoristas a driblar blitz em Vitória
Auto de infração e penalidades
O motorista foi autuado por dirigir sob efeito de álcool. A infração é considerada gravíssima, com multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por 12 meses, conforme o artigo 165 do CTB.
Apesar do flagrante, o motorista não foi preso, pois a quantidade de álcool detectada no teste não alcança o limite previsto para caracterização de crime, conforme o artigo 306 do CTB.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo