PM mata primo com tiro na perna durante briga entre familiares em Vila Velha
07/01/2026
(Foto: Reprodução) Soldado da PM mata primo em Vila Velha
Um soldado da Polícia Militar, identificado como Breno Vitor Andre Moreto, matou o primo durante uma briga de família na manhã desta segunda (5), em Vila Velha. A vítima levou um tiro na perna, chegou a ser socorrida, mas morreu no hospital. O soldado foi afastado das funções operacionais.
Segundo informações do Boletim de Ocorrência (BO) da Polícia Militar, o caso aconteceu no bairro Ilha dos Bentos durante uma discussão na residência da família.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Antes da confusão, a vítima, José Arthur Moreto Ribeiro, de 22 anos, havia sido levada pela Guarda Municipal. O motivo desta condução não foi divulgada.
Por causa dessa ocorrência, José Arthur, que morava com a avó em uma área que existia outras casas de familiares, foi proibido de voltar para o local.
José Arthur Moreto Ribeiro, de 22 anos, morreu baleado pelo primo Policial Militar do Espírito Santo
Arquivo pessoal
O jovem pediu aos familiares para pegar seus pertences e uma bicicleta. O primo da vítima, o soldado Breno Vitor Andre Moreto, abriu o portão para que o jovem entrasse.
De acordo com o relato das testemunhas, ao entrar em casa, José Arthur se recusou a sair e passou a ofender o tio, identificado como sargento Kleber, por meio de aplicativo de mensagens.
LEIA MAIS:
CARIACICA: Chefe da facção TCP é baleado em confronto com a PM
VÍDEO: Morre policial agredido com bloco de concreto em posto de combustíveis, em Vila Velha
VIOLÊNCIA: Criminosos invadem morro e acordam moradores com mais de 100 tiros em ataque a rivais, em Vila Velha
Diante da situação, o tio, que estava em serviço, voltou para casa para conversar com José Arthur. Foi então que a discussão entre tio e sobrinho começou.
Segundo o BO, José Arthur estava agressivo e ameaçou quem tentasse retirá-lo de casa. O jovem teria agredido o tio fisicamente e os dois entraram em luta corporal.
Ao presenciar a briga entre o pai e o primo, o soldado Breno, resolveu intervir pedindo para que José Arthur se afastasse. Diante da recusa, o soldado atirou na perna do primo.
De acordo com a ocorrência, o soldado fez os primeiros socorros e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) .
O jovem foi socorrido e levado para o Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha, mas acabou morrendo.
José Arthur Moreto Ribeiro, de 22 anos, morreu baleado pelo primo Policial Militar do Espírito Santo
Arquivo Pessoal
Pai e filho são afastados da PM
Em nota, a Polícia Militar informou que os policiais envolvidos foram imediatamente conduzidos à delegacia para as providências legais cabíveis e que as armas foram recolhidas.
A ocorrência registrada será apurada por meio de inquérito policial, além da instauração dos procedimentos administrativos internos previstos, assegurando o devido processo legal.
Em razão do resultado morte e do impacto emocional decorrente da ocorrência, o soldado que efetuou o disparo foi avaliado por profissional médico e está temporariamente afastado de suas atividades operacionais.
A Polícia Militar ressaltou que atua com transparência e responsabilidade e que se coloca à disposição das autoridades e da sociedade para o esclarecimento dos fatos, respeitados os limites legais e o andamento das investigações.
O g1 não conseguiu contato com a defesa dos policiais envolvidos até a última atualização da reportagem.
O que diz a família de José Arthur
Segundo nota enviada à imprensa, "desde o início, a família tem colaborado integralmente com as investigações e confia no trabalho das instituições responsáveis pela investigação. A defesa da família acompanhará atentamente todas as fases da investigação, zelando pela correta reconstrução dos fatos, pela responsabilização de todos os envolvidos e pela estrita observância da legislação penal vigente".
Vítima foi autuada em flagrante
Já a Polícia Civil informou que a ocorrência foi entregue na Delegacia Regional de Vila Velha e que a vítima, José Arthur, foi autuada em flagrante por tentativa de lesão corporal, injúria e ameaça. Após a finalização da autuação, o jovem evoluiu a óbito.
O corpo de José Arthur foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML), da Polícia Científica, do município, onde passará por exames de necropsia e, posteriormente, será liberado aos familiares. O caso seguirá sob investigação.
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo