Racha em facção criminosa: homens foram executados em cemitério após serem julgados por tribunal do crime no ES, diz polícia
11/09/2025
(Foto: Reprodução) Polícia conclui inquérito e prende três pessoas por homicídios em cemitério de Vila Velha
A Polícia Civil concluiu o inquérito sobre o assassinato de três homens, dois deles em um cemitério no bairro Alvorada, em Vila Velha, na Grande Vitória, após um racha na facção criminosa Primeiro Comando de Vitória (PCV) que atua na região.
Quatro homens eram alvos dos criminosos, que pertenciam a um grupo rival. Um deles conseguiu fugir após ser baleado. O crime aconteceu em dezembro de 2024.
Segundo a polícia, os suspeitos de cometerem os assassinatos faziam parte de uma organização que entrou em conflito com outro grupo pela disputa de territórios do tráfico de drogas no bairro. Apesar de terem ligação com a mesma facção, os chefes do tráfico desses dois grupos entraram em conflito pelo comando das áreas.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Seis suspeitos participaram ativamente do triplo homicídio. As vítimas foram julgadas pelo tribunal do crime, no próprio cemitério, antes de serem executadas, de acordo com a polícia. Três suspeitos já foram presos e outros três ainda estão foragidos.
Vinícius Coutinho da Costa, 27 anos, e Kayque Siqueira da Silva, 18 anos, foram executados por grupo criminoso rival, em Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/Polícia Civil-ES
Entenda o caso
Vinicius Coutinho da Costa, de 27 anos, Davy Ferreira Rosalvo, de 13 anos, Kayque Siqueira da Silva, de 18 anos, e um homem de 18 anos que não teve a identidade divulgada foram rendidos no bairro Cobi de Baixo, onde atuavam no tráfico de drogas, segundo a polícia.
De lá, foram levados até o cemitério do bairro Alvorada. No caminho, Vinicius Coutinho da Costa tentou fugir, mas foi baleado e morto. O jovem de 18 anos que não teve a identidade divulgada também foi baleado, mas conseguiu fugir. Ele era o único dos quatro que não tinha passagens pela polícia.
LEIA TAMBÉM:
SÃO MATEUS: Homem é imobilizado por vizinhos e preso pela PM após tentar abusar de crianças
VEJA O VÍDEO: jovem é preso após furtar ursos de pelúcia em máquina de shopping
Ao chegar no cemitério, Davy Ferreira Rosalvo e Kayque Siqueira da Silva passaram pelo julgamento do tribunal do crime e mortos logo em seguida.
Segundo o delegado adjunto da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha, Cleudes Junior, a motivação para o crime foi um racha no PCV com o objetivo de tomar o controle do tráfico de drogas.
"Nós recebemos a informação de que teria acontecido um racha dentro de uma das facções entre antigas lideranças e novas lideranças. Inclusive, dias antes do crime, foi veiculada uma mensagem para que os integrantes desses grupos tomassem cuidado", disse.
Operação Sepulcro
No dia 10 de junho deste ano, foi deflagrada a Operação Sepulcro com o objetivo de cumprir seis mandados de prisão temporária e 16 mandados de busca. Neste dia, Deyvison Ruhan de Paula Barbosa (vulgo "Deivinho") foi preso.
Entenda a guerra de facções que matou adolescente e manicure no ES
Nesta semana, a polícia conseguiu prender Rodrigo Pereira Aranha (vulgo "Patatá") e Jhonatan Souza Vieira (vulgo "Orelha"). Ainda estão foragidos Raylander Santos de Freitas, João Vitor Oliveira de Andrade (vulgo "Gordinho Maldito") e Tiago da Silva Martins (vulgo "Sete Vidas").
Suspeitos de participarem da execução de 3 homens em dezembro de 2024, em Vila Velha, Espírito Santo
Reprodução/Polícia Civil-ES
*Alberto Margon é aluno do 28º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta. Este conteúdo foi editado por Vitor Ferri.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo