VÍDEO: Adolescente com paralisia cerebral viraliza após cantar em igreja no ES
26/07/2024
Gabriel Carvalho Serafin, de 15 anos, emocionou a todos que estavam presentes na Igreja Matriz de Marataízes, no Sul do Espírito Santo, ao pegar o microfone e soltar a voz. Adolescente com paralisia cerebral viraliza após cantar em igreja em Marataízes
Um vídeo gravado na Igreja Matriz de Marataízes, no Sul do Espírito Santo, acumula quase 6 milhões de visualizações nas redes sociais. Nas imagens, o adolescente Gabriel Carvalho Serafin, de 15 anos, aparece cantando a música “Nossa Missão”, da cantora católica Adriana Arydes. Gabriel tem paralisia cerebral e baixa visão, e surpreendeu ao ‘soltar a voz’. (assista acima)
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
O jovem entrou na igreja com a mãe, a cabeleireira Charlene de Oliveira Carvalho, 42 anos. Em um primeiro momento, apenas a mulher cantou a música. Já próximo ao altar, no refrão, o microfone foi passado para Gabriel, que, mesmo inicialmente envergonhado, alternou as estrofes seguintes com Charlene.
Adolescente com paralisia cerebral viraliza após cantar em igreja em Marataízes, no Espírito Santo.
Redes sociais
O pároco da igreja, padre Marcos Antônio Moura, que presidia a Eucaristia, ficou emocionado e abraçou o adolescente no final. Em mais de um momento, Gabriel foi aplaudido por todos no local.
A apresentação aconteceu no dia 12 de maio durante uma missa em comemoração ao Dia das Mães e também aos 23 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) da cidade, instituição que assiste o adolescente desde o seu primeiro ano de vida. Desde então, o vídeo é compartilhado e voltou a ter um boom de visualizações nesta semana.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O primeiro perfil a compartilhar o vídeo foi o da Apae de Marataízes. A cantora Adriana Arydes foi mencionada em diversos comentários, e, ao tomar conhecimento do fato, também republicou a postagem.
Até esta quinta-feira (25), a publicação inicial do vídeo tinha mais de 2,8 milhões de visualizações e 156 mil likes e mais de 2 milhões em um perfil de covers católicos. O perfil da Diocese de Cachoeiro também compartilhou o momento no sábado (20) e acumulava quase 1 milhão de visualizações em cinco dias.
'Momento surreal'
Ao g1, a mãe de Gabriel disse que a apresentação aconteceu na igreja que a família frequenta.
Gabriel gosta de música desde pequeno e, apesar das dificuldades, tem facilidade para decorar. Atualmente, o menino é coroinha e já cantou em atividades no local e também em eventos da cidade, como na Abertura das Olimpíadas da Língua Portuguesa de Marataízes.
Adolescente com paralisia cerebral viraliza após cantar em igreja em Marataízes, no Espírito Santo.
Arquivo pessoal
No dia do registro, a diretora da Apae queria que os dois cantassem, mas, apesar dele já conhecer a canção, estava envergonhado. A mãe pediu, então, que o jovem ao menos entrasse ao lado dela na igreja.
“O Gabriel não queria cantar, mas aceitou me acompanhar. Quando a gente estava lá no meio, eu senti uma coisa, algo me impulsionou e passei o microfone para ele. E foi como viram no vídeo, ele soltou a voz e foi um momento surreal e emocionante. Não foi nada planejado, combinado, eu nunca nem pensei em fazer nada pra expôr o meu filho, foi natural mesmo”, contou orgulhosa.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: Adolescente canta durante cirurgia de 10h para retirada de tumor cerebral
Paciente acamado por dois anos consegue se levantar após neurocirurgia em hospital de Vitória
Diagnóstico e tratamentos ao longo da vida
Gabriel nasceu no dia 22 julho de 2009, em um parto prematuro de emergência, e logo foi diagnosticado com atresia esofágica, condição em que o esôfago é estreitado ou se desenvolve como duas seções separadas dificultando ou impedindo alimentos e líquidos de irem do esôfago ao estômago. Para corrigir esse diagnóstico inicial, passou por duas cirurgias, e ficou hospitalizado por 32 dias.
Adolescente com paralisia cerebral viraliza após cantar em igreja em Marataízes, no Espírito Santo.
Arquivo pessoal
Durante a infância, recebeu outros diagnósticos, entre eles sopro no coração, septicemia (infecção no sangue), infecção nos rins e paralisia cerebral.
“Hoje, Gabriel convive com as sequelas da paralisia cerebral e enxerga pouco. Ele consegue ver, mas não como nós. Ele, por exemplo, não tem lateralidade ou reflexos, mas enxerga tudo”, explicou a mãe.
Adolescente com paralisia cerebral viraliza após cantar em igreja em Marataízes, no Espírito Santo.
Arquivo pessoal
Religiosa, Charlene disse que, para ela, a vida do filho e os avanços de saúde alcançados a cada ano, são ‘verdadeiros milagres’.
“Gabriel é um milagre de Deus. Para os especialistas, ele andaria só aos sete anos, mas andou aos quatro. Para alguns médicos, ele não sobreviveria, mas ele está aqui. Ele já foi para o centro cirúrgico 25 vezes, entre cirurgias, dilatações de esôfago, cirurgias nos olhos, nos pés, entre outros. São 15 anos de milagres”, comemorou.
Adolescente com paralisia cerebral viraliza após cantar em igreja em Marataízes, no Espírito Santo.
Arquivo pessoal
Para a mãe, o avanço na vida de Gabriel também aconteceu por causa dos tratamentos que realiza na Apae.
“Ele é assistido por técnicos, faz várias terapias, exercícios e estudo. A Apae é uma instituição indispensável e séria”, finalizou.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo