VÍDEO: câmera de helicóptero ajuda polícia a prender alvo de operação dentro de casa no ES
10/12/2025
(Foto: Reprodução) Suspeito de homicídios é preso com auxílio de câmera em helicóptero em Viana
Um homem, de 32 anos, suspeito de homicídios foi preso na manhã desta quarta-feira (10) durante a Operação Canaã da Polícia Civil para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão em Cariacica e Viana, na Grande Vitória. Os alvos são integrantes de facções criminosas investigados por mortes nas duas cidades.
Um imageador térmico instalado em um helicóptero do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer) ajudou na prisão realizada. Com a câmera de alta capacidade e alcance foi possível identificar o suspeito dentro de casa e dar mais segurança e precisão na atuação dos policiais, em Viana.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão. Três suspeitos ainda são procurados. Até as 11h30, a Operação Canaã seguia em curso.
Além das prisões, a polícia espera coletar provas e apreender materiais ilícitos para reforçar as investigações e reduzir os índices de criminalidade na região.
De acordo com o chefe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), delegado Fabrício Dutra, o homem preso, que não teve a identidade divulgada, era o principal alvo da operação.
Ele foi localizado em uma casa no bairro Canaã, em Viana, e responde por ao menos dois homicídios. Também foram apreendidos no local material para embalo de drogas.
Suspeito de homicídios é preso com auxílio de 'super câmera' em helicóptero durante operação da polícia no Espírito Santo
Divulgação/PCES
LEIA TAMBÉM:
PROJETO CAPTURA: Veja quem são os 8 criminosos do ES entre os mais procurados do país e que estão na mira do Ministério da Justiça
INVESTIGAÇÃO COMEÇOU NO RS: Moradora de Aracruz é investigada em esquema de venda ilegal de remédio abortivo no ES e em outros 7 estados
O crime mais recente atribuído ao alvo da operação em novembro, quando um jovem foi retirado de casa e espancado até a morte, também em Viana.
O delegado destacou que a ação busca fortalecer vários inquéritos em andamento.
"Não é só a prisão, mas a coleta de material investigativo para robustecer os nossos inquéritos policiais. Nós estamos falando tanto de homicídios ocorridos em Cariacica como em Viana. Em Cariacica eram dois alvos, dois mandados de prisão, e no decorrer do dia a gente acredita que a equipe vai obter sucesso com as prisões. E a busca e apreensão é para coletar esses indícios", afirmou.
Polícia faz operação em Cariacica e Viana
Fabrício Dutra afirmou que operações semelhantes devem se tornar rotineiras para responder rapidamente à atuação de criminosos.
O delegado disse que outras operaçãoes ocorreram ao longo da semana na Serra, em Guarapari. Reforçou que todas as divisões estão trabalhando.
"O recado é claro, não podemos dar espaço, a resposta tem que ser imediata. Nós estamos falando de narcotraficantes. São casos que em tese, inicialmente, não têm ligação, mas a polícia tem que trabalhar, tem que tirar esses elementos de circulação. O indivíduo sempre inicia no tráfico de drogas e depois vai para o homicídio", disse Dutra.
Suspeito de homicídios é preso em Viana em operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas e homicídios
Divulgação/PCES
Onde os mandados foram cumpridos:
Cariacica
2 mandados de prisão
3 mandados de busca e apreensão
Viana (Canaã, Marcílio de Noronha e Primavera)
2 mandados de prisão
7 mandados de busca e apreensão
Ao todo, 65 policiais em 27 viaturas participaram da operação. A ação envolveu equipes da Superintendência de Polícia Especializada (SPE), do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP) e das delegacias especializadas de Viana e Cariacica.
Também teve apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Casa Militar (Notaer).
Helicóptero com câmera térmica
Câmera instalada em helicóptero do Espírito Santo identifica a 4km se uma pessoa está armada ou até segurando um cigarro
Arquivo/Notaer
Segundo o delegado, o imageador térmico utilizado para auxiliar na localização do homem preso e que auxiliou no cumprimento dos mandados vai ser utilizado com cada vez mais frequência nas operações.
"Utilizamos hoje o imageador térmico do Notaer e essa vai ser uma constante agora, a utilização do Notaer no trabalho conjunto com a DHPP. Essa ferramenta vai ser mais utilizada e as operações vão ter uma constância maior, uma saturação aérea mais constante para localizar esses indivíduos", explicou o delegado.
O helicóptero que possui esse sistema leva acoplado uma câmera de alta capacidade de imagem, interligada a um software inteligente que potencializa a função da lente.
O equipamento realiza leitura de temperatura, coordenação em tempo real, distribuição de telas, comandos por aplicativo e recebimento de imagens pelo celular, via internet 4g e rádio.
Suspeito de homicídios é preso em Viana em operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas e homicídios
Divulgação/PCES
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo