VÍDEO: jovens lançam fogos de artifício contra moradores de rua no ES
18/07/2025
(Foto: Reprodução) Jovens em carro lançam fogos de artifício contra moradores de rua em calçada em Iúna
A Polícia Civil do Espírito Santo investiga um ataque contra um grupo de pessoas em situação de ruaUm grupo de jovens, dentro de um carro, jogou fogos de artifício contra as vítimas. O caso aconteceu em Iúna, no Sul do estado, e veio à tona após um vídeo com imagens da ação circular nas redes sociais nesta sexta-feira (18) (assista acima).
Não há informações sobre quando a ação teria ocorrido e nem se alguém ficou ferido com o ataque.
As imagens foram registradas por um dos envolvidos, que estava na garupa de uma motocicleta. No vídeo, é possível ver um carro, modelo Gol, de cor prata, em movimento, enquanto uma pessoa no banco traseiro aponta um fogo de artifício aceso em direção a um canteiro onde estavam as vítimas.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Na sequência, é possível ouvir ao menos seis explosões. O grupo que estava no local não reage à agressão, enquanto os ocupantes do carro e da moto riem da situação enquanto fogem. Quatro pessoas parecem estar no Gol.
Jovens em carro lançam fogos de artifício contra moradores de rua em calçada em Iúna, Espírito Santo.
Reprodução
Procurada, a Polícia Civil informou que a Delegacia de Polícia de Iúna realizou diligências e confirmou a autenticidade das imagens. Um procedimento foi instaurado para identificar os autores do ato criminoso, e as investigações seguem em andamento.
A polícia destacou que a participação da população é fundamental nas investigações. Informações que possam ajudar a identificar os suspeitos podem ser repassadas, de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181. O canal também possui um site, onde é possível anexar fotos e vídeos relacionados a crimes.
A Prefeitura de Iúna também foi procurada pelo g1, mas não respondeu aos questionamentos até a publicação desta reportagem.
Jovens em carro lançam fogos de artifício contra moradores de rua em calçada em Iúna, Espírito Santo.
Reprodução
“As pessoas não estão olhando para o próximo com humanidade”
A secretária-executiva da Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Valeria Martins Hoinhas, que abrange a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Iúna, lamentou o caso.
“A gente percebe que as pessoas não estão olhando para o próximo com humanidade, não estão respeitando o próximo como um sujeito de direitos, independente da condição em que ele vive. [...] A população de rua, para muitos, são pessoas invisíveis para a sociedade e se são invisíveis, não tem valor algum para ninguém, por isso fica aquela ideia de ‘eu posso fazer o que quiser, que não vai ter problema’”.
Ela reforçou a importância da implementação de políticas públicas e lembrou que existe uma Política Nacional para as Pessoas em Situação de Rua que não vem sendo colocada em prática.
“Eu faço um pedido para a administração pública, que tenha um olhar mais humano para pessoas em situação de rua, sem querer tratar como um caso de polícia apenas. [...] Não é matando, aprendido, expulsando, violando os direitos humanos dessas pessoas que a gente vai buscar o melhor caminho”, avaliou.
LEIA TAMBÉM:
Adolescente é baleada ao sair de igreja com mãe e irmã de 1 ano na Serra
Homem que escondia dinheiro para facção criminosa e traficantes é preso após sacar R$ 300 mil no ES
Câmeras com inteligência artificial ajudam a prender 10 criminosos em menos de 12h no ES
Valéria disse que a Diocese de Cachoeiro criou uma comissão especial para tratar dos casos da população de rua, e que estão em fase de implementação da Pastoral de Rua em municípios no Sul do estado.
“Desde já, vamos acompanhar esse caso de Iúna, e se for necessário tomar medidas judiciais nós agiremos, faremos o que estiver ao alcance da comissão”, finalizou.
Iúna, Espírito Santo.
Câmara Municipal de Iúna
Ministério Público também acompanha o caso
O Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), informou que tomou conhecimento dos fatos e acompanha o caso, aguardando a investigação da Polícia Civil e demais documentações dos órgãos competentes para análise e adoção das providências necessárias.
Em nota, reforçou o seu compromisso na defesa da sociedade, especialmente de pessoas em situação de vulnerabilidade, e disse que possui em tramitação um procedimento administrativo próprio de acompanhamento das políticas públicas destinadas à população em situação de rua.
Disse ainda que uma reunião está agendada para o dia 29 de julho, em que foi solicitada a presença de representante do poder legislativo dos municípios, Secretárias Municipais de Assistência Social e Saúde, Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), e da Polícia Militar, para tratar da Política Nacional e Municipal para as Pessoas em Situação de Rua.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
. investiga um ataque contra um grupo de pessoas em situação de rua Um grupo de jovens, dentro de um carro, jogou fogos de artifício contra as vítimas. O caso veio à tona, após um vídeo com imagens da ação circular nas redes sociais nesta sexta-feira (18)
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo