Vídeo mostra momento em que mulher invade igreja e quebra imagens religiosas na Praia do Canto, em Vitória
15/12/2025
(Foto: Reprodução) Câmera de igreja flagra invasão e quebra de imagens religiosas em Vitória
Uma câmera de segurança da Paróquia Santa Rita de Cássia, na Praia do Canto, em Vitória, flagrou o momento em que uma mulher invadiu a igreja e quebrou imagens religiosas. Com o vídeo, foi possível identificar a suspeita que foi ouvida pela polícia e liberada.
No vídeo, divulgado pela polícia na sexta-feira (12), a mulher aparece usando calça jeans e blusa preta. Ela entra no templo, caminha até o altar e empurra imagens religiosas que caem no chão.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
No momento da ação, havia poucas pessoas na igreja. Um homem tenta impedir que uma das imagens fosse derrubada. Um outra mulher entra na igreja e corre ao ver a cena.
Após derrubar as imagens de Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora de Fátima e São José, a mulher ainda joga a Bíblia que estava no púlpito no chão e deixa o local. Pessoas que presenciaram a cena relataram que ela estava chorando.
Câmera de igreja flagrou invasão e quebra de imagens religiosas em Vitória, Espírito Santo
Divulgação/PCES
LEIA TAMBÉM:
OPERAÇÃO ILLICITUS: Servidora do INSS é afastada por suspeita de fraudar benefícios no ES
VÍDEO: Em menos de 2 minutos, dupla rouba R$ 630 mil em joias de vitrine de joalheria em Aracruz
SERRA: homem invade igreja durante missa, derruba hóstias e ameaça padre
Menos de seis horas após a divulgação das imagens, a mulher foi identificada e localizada pela Polícia Militar no bairro Santa Helena, também em Vitória. Ela foi levada à delegacia, prestou esclarecimentos e foi liberada.
Sobre o procedimento, a Polícia Civil informou em nota que “a legislação brasileira estabelece que a prisão de suspeitos deve ocorrer em situações de flagrante delito ou mediante mandado de prisão. No caso em questão, nenhuma dessas situações se configurou”.
O nome da mulher não foi divulgado pela polícia e por isso, a reportagem não conseguiu posicionamento dela. O espaço do g1 segue aberto para manifestação.
Segundo a polícia, o caso segue sob investigação.
Mulher invade igreja e destrói imagens religiosas em Vitória, Espírito Santo
Reprodução/Rede social
Imagens já foram substituídas
Após o ocorrido, a Arquidiocese de Vitória solicitou o fechamento da igreja para o trabalho da Polícia Científica.
A administração da paróquia registrou um Boletim de Ocorrência (BO), e as celebrações de sexta-feira (12) foram realizadas no salão paroquial. O templo permaneceu interditado durante a perícia.
Ainda na sexta-feira, as imagens danificadas foram substituídas. De acordo com a secretaria paroquial, a igreja já possuía imagens de Santa Rita de Cássia e São José utilizadas em celebrações externas, que passaram a ocupar o altar.
A imagem de Nossa Senhora de Fátima, feita de madeira, sofreu menos danos e pôde ser recolocada no local.
Paróquia Santa Rita de Cássia, em Vitória, Espírito Santo
Reprodução/Arquidiocese de Vitória
O pároco da igreja, frei Mário Aparecido, lamentou o episódio, mas destacou que ninguém se feriu.
“Não fiquem alarmados. Graças a Deus, não foi feito nada com ninguém, nenhum dano a uma pessoa. As imagens são símbolos da nossa fé, mas daremos um jeito, serão restauradas ou compraremos outras. Acalmemos o coração e continuemos com essa comunidade viva. As providências já foram tomadas”, afirmou.
Mulher invade igreja e destrói imagens religiosas na Praia do Canto, em Vitória
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo