VÍDEO: temporal alaga ruas, invade escola e derruba árvores no ES
04/12/2025
(Foto: Reprodução) Escola em Rio Novo do Sul alaga
Três municípios do Espírito Santo registraram mais de 100 milímetros de chuva nas últimas 24 h segundo a Defesa Civil Estadual. Outras cidades também foram atingidas por temporais que causaram transtornos, como escolas alagadas, quedas de árvore, enxurradas e deslizamentos de terra.
Até as 9h desta quinta-feira (4) o tempo seguia nublado na capital, mas sem chuva. O órgão informou que não há registro de feridos e que onze pessoas tiveram que sair de suas casas.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), 25 cidades nas regiões norte e noroeste do estado seguem em alerta vermelho (o mais alto) para temporais, com previsão de chuvas de até 100 milímetros entre esta quinta (4) até sexta-feira (5). (Veja abaixo a previsão para esta sexta-feira.)
Todo o estado permanece sob alerta amarelo (perigo potencial) para chuva de até 50 milímetros e ventos intensos de até 60 km/h até às 10h de sexta.
A Grande Vitória e toda a parte Norte e Noroeste do estado também possuem alerta laranja (perigo) de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h).
As cidades com mais de 100 milímetros de chuva foram Aracruz, no Norte do estado, Ibitirama, no Sul, e Ibiraçu, no Norte. Nove cidades também registraram ocorrências: Mimoso do Sul, Muniz Freire, Cariacica, Ibiraçu, Rio Novo do Sul, Guaçuí, Muqui, Vitória e Vila Velha.
Ocorrências
Chuva causa transtornos no Sul do ES
LEIA TAMBÉM
TEMPO: Inmet emite dois alertas de tempestade para o ES; veja lista
LIBERTADORES: torcedor do Flamengo tem dedo amputado em explosão de fogos
DESOCUPAÇÃO: inquilina atrasa aluguel e quebra carro do dono do imóvel a marteladas
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Waldemiro Hemerly, em Rio Novo do Sul, no Sul do estado, foi totalmente alagada. O muro do local caiu e um vídeo feito por funcionários registrou cascatas de água saindo pelo teto da unidade.
A Secretaria da Educação (Sedu) informou que, devido ao grande volume de chuva foram identificados danos pontuais na infraestrutura da escola.
Uma equipe de engenharia da Sedu realizou vistoria na manhã desta quinta-feira (4) e constatou que o incidente não foi causado pela cobertura, que permanece íntegra, mas pelo rompimento de uma tubulação de águas pluviais.
A ocorrência resultou em infiltração e no desprendimento de placas de gesso em um corredor, que foi imediatamente isolado como medida de segurança.
A Sedu orientou e encaminhou a execução imediata dos serviços de reparo nas áreas hidráulica, civil e elétrica. Os trabalhos serão realizados ainda hoje e a previsão é de que a unidade escolar retome seu funcionamento pleno nesta sexta-feira (5).
A enxurrada também invadiu um supermercado na cidade.
Chuva derruba árvore em Vila Velha e interdita rua no Espírito Santo
André Afonso/TV Gazeta
Uma árvore de grande porte caiu na avenida Hugo Musso, em Vila Velha. A rua foi interditada e a Guarda Municipal da cidade orienta os motoristas para acessar outras ruas e avenidas.
Não há previsão para remoção. A árvore derrubou fios de energia e deixou moradores sem energia elétrica.
Segundo a concessionária de energia elétrica que atende o estado, cerca de 50 clientes estão sem energia e equipes já foram até o local para realizar os reparos.
Em Muqui, também no Sul do estado, uma enxurrada rompeu uma barragem e prejudicou o abastecimento de água. Segundo a Defesa Civil, a água deve ser normalizado no início da tarde desta quinta-feira.
Temporal alaga ruas na Grande Vitória e Sul do estado
No distrito de São Rafael, em Mimoso do Sul, um barranco cedeu e a terra invadiu casas de moradores. Duas famílias tiveram que sair de casa.
A Defesa Civil municipal informou que choveu 100 milímetros em 40 minutos. Um córrego da cidade transbordou e causou alagamentos e destruiu calçadas.
Em Guaçuí, uma cachoeira de nascente transbordou e invadiu imóveis.
Alagamentos atingem Sul do Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Um 'rio' de lama invadiu o viaduto da Segunda Ponte, em Colatina, na Região Noroeste, e interditou um túnel de acesso à BR-259, na entrada da via, na manhã desta quinta-feira (4), impedindo a passagem de motoristas que usam a via para chegar ao Centro do município.
A Segunda Ponte também é rota para quem segue no sentido Marilândia. Devido à lama, a passagem foi bloqueada e dois carros acabaram atolados.
Segundo a prefeitura, a lama que atingiu o viaduto é proveniente de um loteamento de uma empresa privada.
Túnel de acesso à BR-259 é interditado por causa da lama em Marilândia, Espírito Santo
Reprodução
Previsão
A Defesa Civil estadual informou que a previsão de chuva segue até sexta-feira (5), com probabilidade de grandes acumulados, raios e granizo, principalmente no centro-norte do estado.
Há probabilidade de até 70% de ocorrência de chuvas com acumulados entre 30 e 50 mm nas regiões Norte e Noroeste. Na Região Serrana, Central, Grande Vitória, Caparaó e Sul, há probabilidade de até 70% de acumulados de chuva entre 2 e 10 mm.
O novo alerta vermelho do Inmet válido a partir das 20h de quinta-feira e vai até às 8h de sexta-feira. Confira a lista de cidades afetadas:
Água Doce do Norte
Águia Branca
Alto Rio Novo
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Conceição da Barra
Ecoporanga
Governador Lindenberg
Jaguaré
Linhares
Mantenópolis
Montanha
Mucurici
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
Rio Bananal
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
São Mateus
Sooretama
Vila Pavão
Vila Valério
Cachoeira de nascente transborda e alaga casas em Guaçuí, no Sul do Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
VÍDEOS: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo